Um modelo de maturidade em sustentabilidade foi especialmente desenvolvido para o Tex Index Brasil, com base em metodologias e padrões privados consagrados internacionalmente.
Conheça os cinco níveis hierárquicos de maturidade em sustentabilidade da cadeia têxtil e de confecção e responda ao questionário para saber o nível de sua empresa!
A sustentabilidade se manifesta por meio do atendimento aos requisitos legais, promovendo, por consequência, a redução de riscos para a empresa.
O principal desafio da empresa Consciente é assegurar o cumprimento das condições necessárias para a continuidade de suas atividades. Uma vez que a empresa esteja atenta a esses requisitos, seu olhar se voltará às possibilidades de melhorias operacionais.
A empresa Eficiente preza pelo consumo responsável de insumos, otimiza o uso de recursos naturais e humanos e possui ações focadas na adoção de melhores processos.
Os objetivos principais visam aliar o investimento em tecnologia com a maximização dos lucros e minimização dos impactos socioambientais.
A empresa que possui uma visão holística, além de ter consciência dos impactos internos de suas atividades, reconhece os impactos externos gerados por sua atuação e assume que suas decisões afetam outras partes do ambiente empresarial.
A empresa Holística preocupa-se com a imagem no mercado diante de clientes, investidores e stakeholders, assim como o reconhecimento de que existem benefícios financeiros na sustentabilidade.
Para a empresa Inovadora, a sustentabilidade é internalizada como estratégia e incorporada à cultura organizacional, agregando valor aos produtos e processos e aliando a demanda de seus clientes às tendências de mercado.
Outro fator característico deste nível é o engajamento de sua cadeia de valor: a construção de relações duradouras com fornecedores e consumidores é primordial para o bom funcionamento do negócio.
A empresa classificada como Líder reconhece que a produção sustentável não é uma atividade isolada, e envolve uma ampla participação do mercado e da sociedade como um todo.
A empresa compromete-se com a qualidade de vida e o desenvolvimento humano, com equipes dedicadas à temática da sustentabilidade. A mudança passa pelo entendimento de que a empresa desempenhará um papel de liderança na transição para uma economia mais sustentável.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em uma iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolveu uma ferramenta para autodiagnóstico em níveis de maturidade e plano de ação visando o acesso aos mercados externos para empresas dos segmentos de confecção, beneficiamento, tinturaria, malharia, tecelagem, fiação, dentre outros envolvidos na cadeia de produção têxtil.
Como as empresas utilizam os conceitos de sustentabilidade como diferencial competitivo?
Para responder a essa questão, foram necessárias quatro etapas, quais sejam:
1. Levantamento e seleção dos indicadores de sustentabilidade relevantes para a cadeia têxtil.
2. Construçãoda ferramenta de autodiagnóstico para as empresas entenderem em que nível estão no momento.
3. Elaboração do guia de boas práticas junto à sugestão de plano de ação para a empresa.
4. Criação do site para comunicação do projeto e utilização contínua das empresas, de modo a acompanharem sua evolução.
O terceiro nível do modelo caracteriza-se pela preocupação com os impactos externos gerados pelas atividades do negócio.
Assim, além de cumprir os requisitos legais e buscar sua eficiência operacional, a empresa tem plena consciência de que sua atividade afeta outras partes e age para reduzir seus impactos negativos.
Do ponto de vista ambiental, passa a engajar-se na mensuração dos impactos ambientais de suas atividades produtivas, tais como geração de efluentes e emissões de gases de efeito estufa (GEE), lançando mão de indicadores mais sofisticados.
Nessa fase, a empresa deve reconhecer que existem benefícios financeiros na sustentabilidade e se preocupar com sua imagem no mercado diante de clientes, investidores e stakeholders.
Como resultado, seus produtos ou serviços são, ao mesmo tempo, tecnológicos e com preocupação social, desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro e fora da organização, direta ou indiretamente afetadas por suas atividades.