Índice de Sustentabilidade da Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira

Responda o questionário, descubra seu nível de maturidade e tenha acesso a um plano de ação exclusivo!

sobre

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre Abit e Apex-Brasil, desenvolveu uma ferramenta de autodiagnóstico para avaliação de práticas em sustentabilidade empresarial, o Tex Index Brasil.

Com o Tex Index Brasil, empresas brasileiras do setor têxtil e de confecção podem descobrir seu nível de maturidade e traçar planos de ação, visando melhorias nas áreas de governança, meio ambiente e responsabilidade social.

Uma vez preenchido o autodiagnóstico, a empresa receberá um plano de ação exclusivo com indicações sobre as principais iniciativas de sustentabilidade que poderão ser implementadas em seus processos.

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar um atual e importante fator competitivo. Descubra agora qual seu nível e prepare sua empresa para atender aos mercados mais exigentes!

Realização

O PROJETO

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em uma iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolveu uma ferramenta para autodiagnóstico em níveis de maturidade e plano de ação visando o acesso aos mercados externos para empresas dos segmentos de confecção, beneficiamento, tinturaria, malharia, tecelagem, fiação, dentre outros envolvidos na cadeia de produção têxtil.

O TRABALHO FOI NORTEADO PELA SEGUINTE PERGUNTA:

Como as empresas utilizam os conceitos de sustentabilidade como diferencial competitivo?

Para responder a essa questão, foram necessárias quatro etapas, quais sejam:

1. Levantamento e seleção dos indicadores de sustentabilidade relevantes para a cadeia têxtil.

2. Construçãoda ferramenta de autodiagnóstico para as empresas entenderem em que nível estão no momento.

3. Elaboração do guia de boas práticas junto à sugestão de plano de ação para a empresa.

4. Criação do site para comunicação do projeto e utilização contínua das empresas, de modo a acompanharem sua evolução.

CONSCIÊNCIA

O terceiro nível do modelo caracteriza-se pela preocupação com os impactos externos gerados pelas atividades do negócio.

Assim, além de cumprir os requisitos legais e buscar sua eficiência operacional, a empresa tem plena consciência de que sua atividade afeta outras partes e age para reduzir seus impactos negativos.

Do ponto de vista ambiental, passa a engajar-se na mensuração dos impactos ambientais de suas atividades produtivas, tais como geração de efluentes e emissões de gases de efeito estufa (GEE), lançando mão de indicadores mais sofisticados.

Nessa fase, a empresa deve reconhecer que existem benefícios financeiros na sustentabilidade e se preocupar com sua imagem no mercado diante de clientes, investidores e stakeholders.

Como resultado, seus produtos ou serviços são, ao mesmo tempo, tecnológicos e com preocupação social, desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro e fora da organização, direta ou indiretamente afetadas por suas atividades.

QUESTIONÁRIO

Você concorda com o termo de uso da ferramenta (visualize o termo de uso)
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
* Campos obrigatórios.